Pesquisar este blog

domingo, 3 de janeiro de 2010


1 ano do Cineclube Digital!





Em janeiro de 2010 o Cineclube DIGITAL estará completando 1 ano de existência. E para comemorar esta data o Cineclube em parceria com a CineQuanon Produções apresenta uma sessão especial, na verdade duas sessões, já que o Evento acontecerá nos dias 12 e 13, e se chamará “Sarau Cinematográfico no Cineclube DIGITAL”.


A programação será a seguinte:
Dias 12 e 13, teremos:

* OFICINAS GRATUITAS *
Horário: 15h30 às 18h30
* Exposição de Cartazes da Rio Filmes *
Local: Hall do Centro Cultural
* Exposição de Fotos de Um Ano do Cineclube DIGITAL *
Fotografias Bruna Jacubovski
Local: Café Cultural



Oficinas:

Oficina 1 : “Curta-Metragem, do Roteiro a Prática”
Com Miguel Nagle

Informações da Oficina:
Nome: "Curta-metragem, do roteiro à tela".
A oficina tem como proposta mostrar o processo criativo de transformação de um roteiro para um curta-metragem, apresentando técnicas, linguagens e narrativas cinematográficas. As aulas serão teóricas e práticas, permitindo que o aluno experimente a linguagem audiovisual e desenvolva sua capacidade de expressão através de um filme.
Número alunos: 30.
-
Miguel Nagle, é formado na Escola Livre de Cinema de Nova Iguaçu-RJ, realizou mais de 20 curtas-metragens, em diversas produtoras como a Belê Filmes (de Nova Iguaçu), Buriti Filmes, Oroboros Filmes, Cavídeo e Academia Internacional de Cinema. Foi co-roteirista com Henry Grazinoli no seriado "Dois Mundos", projeto que está na etapa de captação de recursos.
Miguel atualmente mora em São Paulo, fazendo especilização em direção cinematográfica na Academia Internacional de Cinema e trabalhando na O2 Filmes, a maior produtora de cinema da América Latina. Está na pós-produção do seu filme "Entre sem bater", curta-metragem em película, baseado num conto de Rubem Fonseca.
Local: Multiuso
Agendamento: 2797-3426 ou e-mail: saraucinematografico@gmail.com


Oficina 2 : “Cinema Marginal Brasileiro” .
Com Matheus Topine
Informações da Oficina:

A Oficina tem como objetivo tratar da filmografia brasileira enquadrada no rótulo de “cinema marginal” e seus desdobramentos, dos momentos que antecedem (1963) até a dissolução no cinema erótico. As explicações visam discutir o rótulo e expor a falta de padrão ou unidade que, apesar de unir um grupo de cineastas, não configura um movimento.
Número alunos: 30
-
Matheus Topine, é integrante do cineclube CineGoteira e graduando em História pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, onde desenvolve pesquisa sobre o Chaplin-Club, cineclube brasileiro fundado em 1928. Atualmente, é Diretor de comunicação da ASCINE-RJ (Associação de Cineclubes do Rio de Janeiro), com ênfase em projetos de memória.
Local: Multiuso 2.
Agendamento: 2797-3426 ou e-mail: saraucinematografico@gmail.com

-

Exclusivamente teremos apenas no dia 12, além das Oficinas e Exposições :

Sessão: Produção Cinematográfica da Baixada Fluminense.
Horário: 19h.
Local: Teatro.

A sessão de aniversário do Cineclube DIGITAL apresentará diversos curtas-metragens de realizadores da Baixada Fluminense. A idéia da sessão e dar uma visibilidade maior a um momento de efervescência da produção cinematográfica na Baixada.

*Apresentação do “VJ Paulo China”. *
Local: Hall do Centro Cultural.
-
O “VJ Paulo” China é um dos destaques do cenário musical da Baixada Fluminense e fará uma apresentação especial após a exibição de filmes.


Exclusivamente teremos apenas no dia 13, além das Oficinas e Exposições:

Debate/Palestra: Retomada do Cinema Nacional.

Debatedor/Palestrante: Adailton Medeiros.
Mediadora: Andrea Falcão.
Horário: 19h.
Local: Teatro. (Grátis)

-

Adailton Medeiros:
Fundador e Diretor do Cinema Ponto Cine – 1ª Sala Popular de Cinema Totalmente Digital do Brasil; Professor de Ética e Cidadania do Curso Pré-Vestibular Ponto Solidário, em Guadalupe;
Vencedor do Prêmio Faz Diferença do Jornal O Globo, 2009, Categoria Segundo Caderno/Cinema, pelo trabalho de difusão e democratização do acesso ao cinema brasileiro; Agente do Cinema BR Em Movimento, RJ; Fundou e dirigiu a Lona Cultural Carlos Zéfiro; a Casa de Artes de Anchieta e a Rádio Comunitária Virtude;Produtor do Cine Literário na II Feira do Livro de Duque de Caxias; Coordenador da Promoção do I Festival Internacional de Cinema Infantil; Produtor do projeto Circuito Novo de Cinema, nas Lonas Culturais, Rio de Janeiro; Idealizou e Coordenou o projeto Muros Coloridos, que entrou para o Roteiro Turístico do Rio como a maior galeria de arte a céu aberto da cidade e influenciou as pinturas nos muros das Estações Ferroviárias do Rio.



Andrea Falcão:
Doutoranda em Antropologia e Ciências Sociais, formada em História da Arte e Educação Artística, iniciou sua vida profissional como diretora de arte em agências de publicidade, além de trabalhar como produtora na montagem de exposições junto ao projeto Galerias da FUNARTE. Como freelancer dirigiu e escreveu roteiros para vídeos comerciais e institucionais para diversas empresas. Em paralelo, à sua formação acadêmica, iniciou um trabalho pessoal de pesquisa sobre linguagens audiovisuais e realizou projetos de vídeo experimental com os quais participou de diversos festivais e exposições no Brasil e no exterior. Coordenou e idealizou workshops de criação em vídeo para uma série de centros culturais. Em 1997, mudou-se para Londres onde realizou cursos de especialização, além disso trabalhou no escritório do designer Storm Thorgerson – conceituado por seu trabalho para bandas como Pink Floyd e Rolling Stones – e para a Globo International e Virgin Records. Voltou ao Brasil a convite da Fundação Roberto Marinho para implementar a área de desenvolvimento de produtos, onde foi responsável pela criação e coordenação de diversos projetos educativos.

-

Cineclube Digital:


Nosso 1º ano está se encerrando e com ele muitas ótimas lembranças... 12 sessões muito especiais organizada por uma galera que faz e gosta de cinema.
Debate, música, teatro, poesias e lindas participações que deram o ar da graça ao longo do ano. Variados temas e estilos: Do Repente ao Cinema Francês, tivemos muitas cores e sons preenchendo o nosso ano 1. Obrigada a todos que colaboram de alguma forma!
2010 vem aí e promete muitas novidades!

3 comentários:

Unknown disse...

Muito bacana a iniciativa de vocês! Moro no Rio, frequento alguns cineclubes na baixada e faço parte de um coletivo de cinema, juntamente com amigos que moram em Paris, que organiza um festival de cinema documentário brasileiro independente, o Nossas Novas. Seria legal se vocês nos ajudassem a divulgá-lo! Estamos recebendo inscrições de filmes para a edição 2010 até 1º de março.
Nosso site: www.nossasnovas.fr
Valeu e sucesso!

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Oi Danielle, que legal! se vc puder vir ao Cineclube e quiser divulgar seu trabalho fique a vontade!! Seria ótimo! Independente disso vamos espalhar a noticia. Legal saber do Festival. obrigada!!
Brunna Sanches, Cineclube Digital.